É sabido que o trauma e o vício estão intimamente ligados. Anos de pesquisa clínica demonstraram que muitos indivíduos que lutam contra o vício relatam exposição a traumas durante o curso de suas vidas. Não é incomum que aqueles Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa que lidam com vícios tenham experimentado algum dos seguintes: abuso físico, emocional ou sexual prolongado durante a infância, adolescência e/ou idade adulta; negligência profunda; exposição prolongada à violência, guerra ou terrorismo; e os problemas crônicos de saúde de longo prazo associados a essas coisas.
Embora a ligação entre vício e trauma seja bem conhecida e bem documentada, o uso de currículos informados sobre o trauma na recuperação do vício é relativamente novo no campo. Mas estudos em andamento – bem como a recente disponibilidade de currículos confiáveis e baseados em evidências para homens e mulheres – estão mostrando que essa abordagem para a recuperação do vício tem amplos benefícios.
O que há de único nesse tipo de cuidado? E como um currículo informado sobre o trauma pode ajudar as pessoas a alcançar uma recuperação sustentada? Aqui estão três características que um currículo informado sobre o trauma traz para os indivíduos que buscam ajuda com o vício (e para as organizações e profissionais de saúde que estão facilitando essa recuperação):
1.) O atendimento informado ao trauma é baseado em anos de pesquisa rigorosa, teoria e prática clínica. Ele oferece uma compreensão clara e completa das muitas maneiras complexas pelas quais o trauma afeta os indivíduos ao longo da vida – psicologicamente, biologicamente e até neurologicamente. Um currículo de recuperação informado por trauma projetado em torno desta pesquisa e compreensão reconhece que o vício não ocorre no vácuo, mas é acompanhado por muitos fatores relacionais, familiares e culturais interconectados.
2.) A pesquisa mostra que o trauma altera a química do cérebro e molda profundamente a maneira como as pessoas vivenciam e interagem com o mundo. Um sistema de atendimento informado sobre o trauma reconhece que certas intervenções, ações e linguagem podem traumatizar novamente um indivíduo e treina facilitadores e membros da equipe como evitar essas coisas. Por exemplo, uma postura agressiva pode fazer com que um participante reviva instintivamente a violência sofrida por um agressor. Por outro lado, os currículos que compreendem a experiência do trauma procuram envolver os participantes de forma a criar um ambiente seguro e de apoio e que minimizem a chance de novo trauma. Quando um destinatário do serviço sabe, antes de mais nada, que está em um lugar seguro, é muito mais provável que ele esteja aberto a opções de tratamento. Um currículo informado sobre o trauma é colaborativo, inclusivo e intencionalmente consciente da experiência do viciado. Não se concentra na pergunta: O que há de errado com você? Em vez disso, pergunta: O que aconteceu com você?
3.) Um currículo informado sobre o trauma aborda aspectos da experiência humana completa: emocional, físico, intelectual, cultural, espiritual, sexual e relacional. Em vez de assumir um programa de tratamento de tamanho único, ele leva em consideração os desafios únicos que acompanham coisas como histórias pessoais, expectativas de gênero, dependência e abuso geracional e a jornada contínua de fazer as pazes com nosso passado e com nós mesmos. Essa abordagem holística do tratamento oferece uma oportunidade para uma autoconsciência mais profunda e permite que aqueles que buscam a recuperação identifiquem os gatilhos que podem resultar em recaída. Também cria a possibilidade não apenas de recuperação do vício, mas de verdadeira cura e movimento em direção a uma integridade genuína.
Estudos mostram que, além de simplesmente ser uma abordagem única para a recuperação, usar um currículo informado sobre o trauma em programas de recuperação de dependentes produz resultados concretos tanto para os participantes quanto para os membros da equipe. O moral da equipe aumenta e as taxas de rotatividade diminuem, assim como os incidentes de lesões e violência nos centros de tratamento. Aqueles que buscam recuperação são mais propensos a aderir aos programas de tratamento e aumentam as taxas de recuperação sustentada.
Curioso sobre o que um currículo informado sobre traumas pode fazer por você ou sua organização? Clique aqui para saber mais sobre Helping Men Recover, o primeiro currículo sensível ao gênero e informado sobre traumas, projetado especificamente para atender às questões e necessidades exclusivas dos homens.